Carregando...
Faça seu login|
Início Notícias
Ler notícia

Compartilhar

Abril Verde

Abril Verde
01
Apr

Especialmente no mês de abril, o Movimento Abril Verde tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 

Desde sua criação, estudos indicam que houve um aumento na compreensão dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, com a adoção de técnicas de segurança no ambiente de trabalho e a supervisão e regulamentação por parte das autoridades competentes.

Segundo especialistas, investir em iniciativas de prevenção de incidentes e enfermidades relacionadas ao trabalho é capaz de assegurar um ambiente laboral mais seguro e saudável. A Fundacentro apoia o Movimento, pois sua finalidade vai ao encontro dos objetivos da instituição, que incentiva a cultura de SST através de iniciativas, pesquisas, treinamentos e estudos para melhorar as condições de trabalho e diminuir os riscos de acidentes laborais.

Estatística de Acidentes

De acordo com a Previdência Social, foram notificados 7.506.055 acidentes de trabalho entre 2011 e 2022. Desses acidentes, os homens são 5.050.836, enquanto as mulheres são 2.447.812. Considerando isso, em 2011, os homens tiveram uma taxa de acidentalidade de 70,86% e, em 2022, houve uma taxa de 64,16%. A porcentagem de mulheres foi de 29,14% e, em 2022, 35,84%.  Apesar do aumento no número de acidentes de trabalho entre os homens em 2022, as mulheres tiveram um aumento de 22%, ao passo que os homens tiveram uma redução de quase 10%.

Contribuição da Fundacentro ao Abril Verde

As pesquisas e os estudos da instituição abrangem uma ampla gama de temas relacionados à segurança e saúde no trabalho, incluindo avaliação de riscos, ergonomia, toxicologia, saúde mental, entre outros. Essas ações fornecem embasamento técnico-científico para a elaboração de políticas públicas, normas regulamentadoras e iniciativas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Além disso, a Fundacentro atua na capacitação de profissionais, oferecendo cursos e eventos sobre temas relacionados à SST. Essas atividades contribuem para a formação de especialistas qualificados e para a disseminação de boas práticas no ambiente laboral. Desde o ano passado, a instituição realiza cursos temáticos, este mês a Temática 3 é sobre “Normas Regulamentadoras: Prevenção, Proteção e Desafios do Curso Básico de Saúde e Segurança no Trabalho”

O chefe Adir de Souza, da Fundacentro localizada no Paraná, e precursor do movimento Abril Verde, informa que as ações realizadas pela instituição desempenham um papel essencial na promoção da saúde e segurança no trabalho no Brasil, especialmente neste mês em que o Movimento Abril Verde tem como objetivo fomentar a adoção de medidas preventivas que aprimorem constantemente as condições de trabalho em todo o país.

Datas também importantes para SST

A instituição prepara evento para o dia 28 de abril – Dia em Memória da Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Essa data é importante para a reflexão, discussão, conscientização, troca de experiências e o desenvolvimento de ações para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil, com a participação de instituições, empresas, trabalhadores, empregadores e toda a sociedade brasileira.

Antes do dia 28, o dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde - OMS, é um momento para trabalhar também questões sérias e importantes relacionadas à saúde dos (as) trabalhadores (as), bem como a sociedade em geral. Promovendo a conscientização e estimulando políticas públicas para o bem-estar da população.

Categoria

Trabalho, Emprego e Previdência